top of page

Atendimento Online
Cuidando da saúde mental sem sair de casa
Sim, é possível realizar psicoterapia ou orientação parental de forma online com a mesma qualidade de um atendimento presencial. Isso porque as técnicas aplicadas são as mesmas e o conhecimento também. A diferença é que você pode fazer o atendimento no conforto da sua casa e sem deslocamentos.
Como funciona o atendimento online?
Eles funcionam nos mesmos moldes dos presenciais, como pode-se conferir acessando esses links (orientação a práticas parentais e psicoterapia individual). As sessões são semanais em um horário pré-agendado com a psicoterapeuta. Neste horário, a psicóloga irá fazer a chamada de vídeo para dar início ao atendimento. A duração de cada atendimento é de 50 minutos.
Quais os requisitos mínimos para eu iniciar um atendimento online?
Existe alguns requisitos mínimos para realizar atendimento online:
-
Ter algum dispositivo (computador ou celular) que suporte fazer vídeo chamada via Google Meets.
-
O segundo é ter uma internet que tenha uma boa velocidade de navegação, caso contrário será difícil realizar a vídeo chamada.
-
Ter um espaço em casa que seja possível ter privacidade durante o atendimento.
-
Ter e usar fones de ouvido (os que acompanham o celular já são suficientes).
Está assegurado por lei o atendimento psicológico online?
A partir de 2018, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) emitiu uma resolução que permitiu o atendimento psicológico via dispositivos online, como vídeo chamada via Google Meets, entre outros. Além disso, o psicólogo necessita estar cadastrado na plataforma do CFP, e-Psi, para que o atendimento ocorra de acordo com as normas estabelecidas pelo órgão.
Como funciona a questão do sigilo?
Conforme o artigo 9° do Código de Ética do Psicólogo: "respeitará o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confiabilidade, a intimidade das pessoas, grupos ou organizações, a que tenha acesso no exercício profissional". Ou seja, o mesmo sigilo garantido em atendimentos presenciais será aplicado nesta modalidade. A exceção disso será quando o paciente colocar sua vida em risco, sendo dever da psicóloga comunicar a familiares e/ou pessoas próximas para que sejam tomadas as medidas cabíveis.
Ficou com alguma dúvida ainda sobre como funciona e sobre valores? Entra em contato comigo via Whatsapp. Ficarei feliz em te ajudar!
Posts recentes
bottom of page